O que é gestão orçamentária e qual a sua importância?

O orçamento é um instrumento simples e prático de planejamento financeiro, é fundamental para qualquer empresa que deseja manter um bom desempenho financeiro nos anos seguintes. Neste artigo vamos abordar sobre o que é gestão orçamentária e por onde começar.

O que é gestão orçamentária?

O orçamento empresarial é importante para prever como os recursos financeiros de uma organização serão aplicados em um determinado período. O gestor, ao elaborar o orçamento deve prever as receitas e as despesas que terá no futuro para planejar onde, quando e quanto de dinheiro será necessário para alcançar seus objetivos em cada período.

Isso se trata de gestão orçamentária. A maioria das empresas fazem orçamentos mensais, trimestrais, semestrais e anuais. O ideal é ter uma visão completa do futuro, portanto, quanto maior o período, melhor!

Com o auxílio de softwares, contábeis e financeiros, os gestores podem analisar com mais detalhes a execução do orçamento e tomar decisões mais tempestivas com dados confiáveis. Um desses softwares é o Fortes Financeiro.

Quais as principais dores que uma empresa pode sofrer se não fizer uma gestão orçamentária eficiente?

Para os gestores que não aplicam gestão orçamentárias nas suas empresas estão correndo sérios riscos de:

  • Gastar mais do que recebe, ocasionando problemas de liquidez;
  • Não honrar com pagamentos de terceiros no futuro, risco de endividamento;
  • Perder lucratividade ao longo do período.

Outro grande problema para o gestor que não analisa o orçamento tempestivamente, é a falta de previsão de gastos futuros. Como não é possível controlar a quantidade de receita, o gestor precisa avaliar qual o impacto financeiro e estratégico, de cada despesa assumida pela empresa.

Os riscos de não ter uma gestão orçamentária na empresa são extremamente altos. Por isso, gestores eficientes priorizam a sua elaboração e análise.

Quais as principais etapas na construção da gestão orçamentária ?

O orçamento vem sendo utilizado há muitas décadas pela indústria e várias técnicas na elaboração de orçamentos foram publicadas e praticadas em grandes empresas pelo mundo. As novas tecnologias e o avanço das técnicas de gestão desenvolveram vários tipos de orçamentos, como:

  • Orçamento Tradicional
  • Orçamento Base Zero
  • Orçamento de Colaborativo

Existem diversos modelos, mas um bom orçamento empresarial deve atender ao seu principal objetivo, o de prever as receitas e as despesas em determinado período, para planejar é preciso saber:

  • Onde os recursos financeiros serão alocados;
  • Quanto de dinheiro é necessário;
  • Quando os recursos financeiros devem estar disponíveis.

Para elaborar um orçamento empresarial o gestor deve separar duas listas:

  1. Lista de Receitas estimadas do período: O gestor deve anotar todas as fontes de renda da empresa em um determinado período. Aqui devem constar as Receitas com vendas de mercadorias, com vendas de produtos, com serviços prestados e receitas financeiras, como, rendimentos de aplicações financeira, royalties e ganhos com alienação de imobilizado;
  2. Lista de Custos e despesas previstas no período: Nesta lista o gestor deve anotar todas as despesas e custos previstos para o período. Aqui devem constar custos fixos e variáveis, as despesas fixas e variáveis.

Lista montada, é hora de montar o orçamento com os valores previstos em cada período, conforme planilha abaixo:

O gestor pode elaborar o orçamento em uma estrutura simples ou uma mais detalhada.

Quanto mais detalhado estiver o orçamento empresarial melhor sua capacidade e seu poder de decisão.

A tecnologia é uma grande aliada no planejamento orçamentário

A tecnologia tem favorecido a elaboração mais analítica e mais rápida para que os gestores possam dedicar mais tempo as decisões estratégicas.

Quais os principais indicadores da gestão orçamentária ?

Com o orçamento bem detalhado é possível extrair informações de preciosas para o planejamento financeiro. O acompanhamento constante permite ao gestor analisar indicadores de rentabilidade e lucratividade, como:

  1. Ebtida ou Lajida, importante indicador de lucratividade, pois permite ao gestor prever no orçamento qual será o Lucro Operacional do período futuro. Com esse indicador, o gestor pode estimar qual período a empresa terá maior lucro operacional, identificar despesas que possam ocasionar redução do lucro ou evitar um prejuízo financeiro.
  2. Margem de Lucro: para o gestor medir o percentual de lucro de cada receita, as informações disponíveis no orçamento empresarial facilitam a análise da margem de lucro e ajudam o gestor a planejar ações que não afetem negativamente a margem de lucro estimada.
  3. Ponto de equilíbrio: o gestor consegue avaliar no orçamento quanto a empresa precisa de receita para pagar todas as despesas fixas e variáveis. Evitando assumir gastos que vão afetar o caixa da empresa.

O orçamento é uma ferramenta essencial para uma gestão financeira da sua empresa. Apesar de sua estrutura simples o gestor financeiro pode extrair informações importantes para o planejamento e desenvolver ações com foco no lucro da empresa.

Fonte: Blog Fortes Tecnologia

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